8.10.09

Lágrimas de Bispo


A vida da Igreja nem sempre é fácil. D. Maroy Rusengo,bispo do Congo, comoveu a assembleia do Sínodo da África ao denunciar entre lágrimas o sequestro de sacerdotes ou o recente incêndio de uma igreja no conflito armado que decorre na República Democrática do Congo.

"Enquanto tomamos a palavra nesta assembleia, os agentes pastorais da nossa diocese estão preocupados com os inimigos da paz", explicou.
O seu predecessor, D. Christophe Munzihirwa, foi assassinado em 1996 por causa da sua tomada de posição durante a guerra congolesa, quando gritou que nenhuma lógica política valia mais que uma pessoa humana.
"Por estes gestos, a Igreja é o único apoio que resta ao povo aterrorizado, humilhado, explorado e dominado, que se quer reduzir ao silêncio", afirmou D. François Xavier Maroy Rusengo.

Por causa desta situação, o prelado abandonou o Vaticano para regressar à sua diocese e acompanhar a comunidade católica local.

A diocese de Bukavu conta com pouco mais de 1,7 milhões de habitantes, dos quais 53,2% são católicos. A sua catedral está dedicada a Nossa Senhora da Paz.