21.12.05

A magia do Natal

Gosto do Natal

É verdade. Gosto do Natal e de tudo o que o rodeia. Gosto da alegria das crianças. Do convívio em família. E até do Pai Natal e suas prendas. Sobretudo depois que vi que é a personificação dum santo bispo cristão.
São Nicolau ou Santa Claus foi Bispo de Mira (actual Turquia), tendo nascido na Ásia Menor, no século III. Celebrizou-se pela sua dedicação e sincera bondade. A devoção popular atribui-lhe inesgotável generosidade, sobretudo para com as crianças mais carenciadas. A sua popularidade é atestada pelas muitas igrejas que lhe são dedicadas: em Roma existem mais de 60 igrejas com o seu nome e na Inglaterra mais de 400.
Segundo a lenda, o pai de Nicolau era muito rico, deixando para o filho enorme fortuna. O futuro santo, sempre generoso, soube que um vizinho estava em dificuldades para dar um casamento digno à sua filha e, durante a noite, às escondidas, encheu uma pequena bolsa de moedas, que atirou pela janela da rapariga.
Mais tarde, repetiu o gesto com a segunda filha. À terceira vez, o pai da rapariga descobriu o gesto de Nicolau, que passou a ser imitado pelos pais, nos dias de darem as prendas de Natal aos filhos.

3 comentários:

Em contra-corrente disse...

Também eu!
Bom Natal

José Avlis disse...

Caríssima Amiga

Faço os melhores votos para que tenha um óptimo e Santo Natal, na companhia da sua família e amigos.

Atenciosamente, em Jesus, Maria e José
J. Mariano / NEC

Edson Camargo disse...

Olá Sandra!

Você retribui os votos de fim de ano em minha caixa de comentários, mas na verdade eu nem conhecia seu ótimo blog.

Que privilégio ver tão bons posts de uma educadora comprometida com Deus.

Prazer em "conhecer".
E agora, sim: Um Feliz Natal e eum 2006 repleto da presença dEle.

Até mais!
Abraço do Eliot.