19.5.06

O Código da Vinci

Boicotar ou elucidar?


Achei interessante esta tomada de posição do Bispo de Macau, que transcrevo:

A igreja católica deve «chamar a atenção» do público que o livro e o filme «O Código Da Vinci» são baseados numa novela e evitar dizer às pessoas para não verem o filme, considerou o bispo de Macau.
«É inútil dizer que não se pode ver o filme. O livro está traduzido em 44 línguas e o filme está em exibição em todo o mundo», afirmou D. José Lai em declarações à imprensa de Macau após uma exibição especial do filme.
O bispo de Macau considera também que o papel da igreja é o de «chamar a atenção dos católicos e do público em geral para o facto de que o filme é baseado numa novela, numa ficção que é uma teoria herética».
Para o líder da igreja católica de Macau, o filme é apenas isso mesmo, «um filme» e «não tem valor histórico, não é a verdade».
As declarações do bispo de Macau ganham importância tanto mais que o filme está a ser exibido no Centro Diocesano de Macau, explorado pela igreja católica local.
Num comunicado emitido pelo centro é sublinhando que a instituição se encontrava no «dilema» de «boicote ou exibição do filme», tendo sido tomada a decisão de passar a película nas salas de cinema porque «o debate com criticas pode fortalecer a (nossa) fé».
«Toda a crise se pode tornar numa boa oportunidade para crescer e amadurecer, para adquirir mais consciência, responsabilidade e maior conhecimento religioso por parte dos cristãos», razão porque é considerada uma «acção negativa o boicote do filme».

7 comentários:

Ver para crer disse...

Já que é uma ideia acertada não boicotar mas ilucidar as pessoas sobre os erros históricos do «Código».
Afinal é algo que ultrapassa o problema da fé mas se fica apenas pelos factos históricos.

CVJ disse...

Dscubro por acaso este cantinho, e gosto. Afinal somos "conterrâneos".
Para quê tanto alarido? O livro está bem escrito, como um bom romance, como muitos outros bons romances que por aí existem. Se o filme for da mesma estirpe, será um bom filme, baseado num bom livro, mas será só um filme, como muitos outros bons filmes que por aí existem (Ben-hur, Gadiator, Spartacus, Quo Vadis, ... para notar só alguns que têm referências bíblicas). Todos eles são bons filmes, baseados em bons romances.
Felicidades para o Blog. Passarei mais vezes.
Leonel

Inês de Castro disse...

Olá,
Concordo plenamente com esta ideia.
Costuma-se dizer que o fruto proibido é o mais desejado.
Trata-se de uma obra de ficção que, na minha opinião, embora longe de ser uma grande obra literáriá, é um bom livro de ficção e um bom livro de suspense.
O AUTOR TEM O SEU MÉRITO POR ISSO.
Quanto ao filme, que já vi, embora bem feito e, em geral, fiel ao livro, está muito longe de conseguir atingir o fenomeno do livro, pela simples razão que o livro nos prende, vicia e absorve.
O filme não poderia conter todos os códigos do livro pois, assim sendo, teriamos um filme de 4:30h.
No geral acho que toda a gente deve de ler o "código daVince", quanto mais não seja para poderem ter uma opinião sobre o livro.
O tema é ficção independentemente de haver a hipotese de ser verdadeira.
Ines - gritosdesilencio.blogspot.com

PDivulg disse...

Nem mais e acho que as pessoas da Igreja que lançaram logo achas para a fogueira apenas contribuiram para a publicidade. A capa do livro diz lá tudo "ROMANCE". Mas ainda bem que houve programas (não foram poucos) que elucidaram e inclusive livros explicando a verdade da ficção.

Em contra-corrente disse...

Isso é que são férias!...
Escreve alguma coisa, rapariga!
Ao menos diz olá...

Anónimo disse...

Mais vale tarde que nunca. Concordo com o post.

Caros Amigos disse...

Obrigada a todos