2.2.06

Educação

Pedido de um filho

Não tenham medo de serem firmes comigo, prefiro assim. Isto faz com que eu me sinta mais seguro.
Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que quero. Só estou a experimentá-los.
Não deixem que eu adquira maus hábitos. Dependo de vós para saber o que é certo ou errado.
Não me corrijam com raiva e nem na presença de estranhos. Aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular.
Não me protejam das consequên­cias dos meus erros. Às vezes, eu pre­firo aprender pelo caminho mais ás­pero.
Não levem muito as sério as minhas dores, necessito delas para obter a atenção que desejo.
Não sejam irritantes ao corrigir-me, se assim o fizerem, eu po­derei fazer o contrário do que me pedem.
Não me façam promessas que não poderão cumprir depois. Isto deixar-me-á profundamente desapontado e tentado a dizer men­tiras.
Não desconversem quando faço perguntas, senão irei procurar na rua as respostas que não encontro em casa.
Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis. Ficarei extremamente chocado quando descobrir algum erro vosso. Não digam que os meus temores são tontarias, mas sim, aju­dem-me a compreendê-los.
Não digam que não me conseguem controlar. Eu julgarei que sou mais forte.
Não vivam apontando-me os defeitos das pessoas que me cer­cam. Isto criará em mim desde cedo um espirito intolerante.
Não desistam de me ensinar o bem, mesmo que pareça que eu não aprendo.
Não me tratem como uma pessoa sem personalidade. Tenho o meu próprio modo de ser. Mas preciso quem me ajude a corrigir.
Se eu errar corrijam-me. Mas, sempre que senti­rem que mereço, façam-me sentir o vosso apreço.
Autor desconhecido

Sem comentários: